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Qual a importância de fazer um planejamento anual para a empresa?

Descubra como o planejamento anual afeta o desempenho da empresa e como fazê-lo!

 

O planejamento anual é essencial para todas as empresas, independentemente do porte. No final, ele o guiará por todas as ações que você precisa realizar no próximo ano, suas metas e as etapas passo a passo para realizá-las.

 

Com acesso a essas informações, os colaboradores de cada área sabem onde focar seus esforços e a empresa fica em sintonia ao nível micro e macro. Neste artigo, discutiremos como é o que um bom planejamento anual pode fazer pelo seu negócio. Confira!

O que é um planejamento anual?

O planejamento  anual é uma ferramenta que mostra suas metas e objetivos para o próximo ano e descreve o plano de ação necessário para alcançar os resultados esperados.

Quais são os impactos para o seu negócio
No dia a dia dos negócios, nem sempre é fácil priorizar decisões estratégicas e construir métricas para mensurar os resultados. Esses pedidos levam tempo, por isso existe o planejamento anual.

É também uma forma de conhecer melhor a realidade da empresa. Um exemplo é mostrado abaixo. Se sua empresa planeja dobrar a produção no próximo ano, quais recursos humanos e técnicos você precisará, quanto investimento você precisará em cada área?

As respostas a essas perguntas devem constar no planejamento e podem ser vinculadas a ações como redução de custos em outros departamentos, entrada de investimentos estrangeiros, realocação de funcionários etc.

 

Outro benefício do planejamento anual é o potencial para uma melhor gestão da equipe. Definir claramente os objetivos da empresa é o primeiro passo para desenvolver um plano de carreira claro que estabeleça claramente as expectativas para os funcionários.

O mesmo se aplica a projetos inovadores. Planejar significa pensar à frente e apresentar ameaças e oportunidades que podem afetar o desenvolvimento de novos produtos e serviços Dessa forma, sua empresa estará preparada para imprevistos, você poderá reagir mais rápido e limitar custos e danos.

Plano de ação
O plano de ação é o documento que ampara todas as atividades que serão realizadas para cumprir os objetivos propostos no planejamento, explicando como e por que fazê-las, delegando os responsáveis pela execução e indicando o prazo de entrega e os custos para realizá-las.

Como fazer um planejamento anual
Há muitas maneiras de criar um bom planejamento, e as empresas costumam adaptar modelos de instituições especializadas no tema ou contratar consultores para orientar o processo.

 

Abaixo estão os elementos mais importantes para montar um planejamento anual, juntamente com dicas sobre a melhor forma de concluir cada etapa.

Analise o que melhorar
Olhar para trás é uma das maneiras mais eficazes de identificar a demanda e criar metas

realistas e métricas correspondentes. Para isso, é importante contextualizar as informações e organizá-las.

Portanto, desde o início, tenha em mãos pelo menos o plano anual atual,relatórios e fontes de dados,que podem conter informações importantes sobre o passado e o presente de sua empresa.

Em seguida, analise-os,compare dados de diferentes departamentos,veja os números atuais e o status dos negócios e veja quais metas e objetivos foram alcançados e o que precisa ser trabalhado no próximo ano.

Estude o mercado
Olhando para dentro, você deve olhar para fora, analisar seus concorrentes, estudar seu público e estudar o cenário atual do mercado em que você e sua empresa estão envolvidos.

Algumas perguntas para fazer sobre seus concorrentes:
Seus concorrentes permaneceram os mesmos?
Como eles se comunicam com o público?
Quais inovações colocaram no mercado?

Perguntas sobre o seu público que podem te ajudar:

Seu público-alvo permanece o mesmo? Se sim, quais são as necessidades de seus clientes?
Sua empresa pode lançar um novo produto que irá ajudá-los?
Existem diferentes segmentos de público que poderiam se beneficiar das soluções propostas?
Os canais de comunicação ainda são qualificados para um diálogo qualificado com esse público?

Atente-se a leis e regras
Pode não parecer, mas mudanças legais e processuais do departamento fiscal e tributário podem ter um impacto significativo no planejamento anual da sua empresa, e realizar uma  análise e organização com relação a isso é outra etapa que precisa ser incluída na sua lista.

Isso porque mudanças dessa natureza podem exigir a inclusão de processos de adaptação nos planos de ação,investimentos a serem incluídos no planejamento financeiro e orçamentário, ou alterações na estrutura, modelo de negócios, carta comercial ou carta de serviço ou produtos da sua empresa.
Um exemplo é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ou Lei nº 13.709) que foi aprovada em agosto de 2018 e entrou em vigor no ano de 2021, mas ainda tem artigos dependendo de uma regulamentação específica.

Um bom planejamento anual deve levar em conta os requisitos da LGPD e fornecer uma estratégia para que as regulamentações necessárias sejam aprovadas da forma mais rápida e eficiente possível,sem evitar um ano irregular.

Defina orçamentos
Esse ponto merece muita atenção e é fundamental para a saúde financeira da empresa. O principal conselho é avaliar os custos do ano anterior e listar os investimentos necessários para realizar a operação para atingir as metas e objetivos estabelecidos.

 

Revise todas as considerações, requisitos e oportunidades levantadas na etapa anterior e certifique-se de considerar e planejar diferentes cenários para contemplar a realidade.

Calendários de ações
O calendário é o “melhor amigo” do seu plano de ação!As empresas devem ter diferentes tipos de calendários,incluindo promoções,campanhas,marketing e agenda tributária. Afinal, eles também devem corresponder a metas e objetivos pré-estabelecidos.

Confira as dicas:
Seu calendário de marketing deve estar preparado para refletir a sazonalidade do mercado que afeta seu nicho.É preciso levar em consideração datas comemorativas significativas para o ramo de atuação,e também é interessante tratar de momentos especiais, como aniversários da empresa.

As atividades do calendário de marketing devem ser integradas ao calendário promocional.Isso permite que o setor tenha uma melhor comunicação e melhores resultados. Outro benefício é a prevenção de solicitações de última hora que interrompem os fluxos de trabalho dos funcionários.

Manter a agenda tributária atualizada é uma forma de garantir que todos os impostos sejam pagos em dia,evitar problemas com o fisco e,assim,preservar a imagem do seu negócio.

Planejamento anual pronto, é agora?
Quando estiver pronto, o verdadeiro trabalho começa. Como garantir a implementação deste plano ao longo do ano? Monitoramento contínuo e planos de ação no momento certo.

 

Uma das coisas mais úteis a esse respeito é é apostar em ferramentas de dashboard e painéis de resultado.Elas se baseiam no conceito de Business Activity Monitoring (BAM) e proporcionam monitoramento em tempo real de determinados indicadores, facilidade de análise de resultados e agilidade na tomada de decisões.

Então, você está pronto para fazer um planejamento realista e sério para o próximo ano? Esperamos que sua empresa implemente e alcance tudo o que você planejou!

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