Com um sistema ERP você consegue manter a casa arrumada reunindo, em apenas uma plataforma, todas as informações necessárias para o dia a dia de uma empresa, desde as vendas, pagamentos, estoque, contabilidade, financeiro e até gestão de pessoas. Quando bem utilizado, o sistema pode salvar a vida dos empreendedores, mas escolher um programa errado pode dar ainda mais dor de cabeça.
Uma coisa é fato. Antes de implantar um sistema de gestão na sua empresa é preciso pesquisar muito e ir atrás das soluções que dão conta dos gargalos da sua empresa, isso vale para quem quer investir em seu primeiro software e também para quem pensa em trocar de sistema. Para você não errar na escolha, reunimos 3 dicas que vão facilitar a sua vida:
-
Se concentre nos desafios
A cada ano que passa, o mercado de softwares de gestão cresce no país. Isso porque houve o surgimento de novas soluções na nuvem, opções exclusivas para empresários com diferentes negócios. Hoje o ERP não é mais uma exclusividade de grandes empresas.
Ter muitas opções é ótimo, mas também a escolha se torna mais difícil. A dica é pesquisar, assim, você evita problemas na hora de investir, esse passo a passo pode te ajudar:
-
Pense nas principais funcionalidades que você precisa. Busque uma solução que supra suas necessidades todos os meses;
-
Pense a longo prazo na hora de escolher um plano, se o seu negócio está em expansão, opte por um que não te deixe na mão em poucos meses;
-
Liste quais são os softwares que se encaixam nas suas prioridades e compare. Assim, você chega naquele que é mais adequado;
-
Teste aqueles que mais te agradam.
-
Utilize um sistema integrado
Com um sistema de gestão integrado você pode ter uma visão geral do seu negócio, tanto interna quanto externamente. Com todas essas informações centralizadas, é possível controlar facilmente o seu dia a dia, otimizando processos, evitando perdas e ainda expandindo e fechando mais negócios.
-
Pesquise opções nacionais
A complexidade das taxas tributárias e a burocracia que os empresários brasileiros enfrentam são inimigas para aqueles que não estão preparados. Dados do Sebrae apontam que uma a cada quatro empresas fecham antes mesmo de completar dois anos, somente no estado de São Paulo. A falta de acompanhamento de receitas e despesas, são as principais causas para o fechamento.
Um software ERP pode ser bastante útil na área fiscal, para auxiliar em questões simples, como emissão de notas, ou até mesmo mais complexas como a entrega do SPED fiscal.
É preciso lembrar que o sistema deve auxiliar a rotina da sua empresa, por isso, é necessário pesquisar antes de qualquer decisão, para encontrar o software que se encaixa nas necessidades do seu negócio.
A Spartacus tem softwares para você alavancar sua empresa! As nossas ferramentas foram pensadas para tornar seu dia ainda mais produtivo. Entre em contato e comece a otimizar o seu trabalho!