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Indústria de pneus sente o desafio dos carros elétricos; entenda o problema das marcas

Modelos a  bateria fazem as empresas do setor de  pneus investirem mais em pesquisa e desenvolvimento.

 

O sucesso dos carros elétricos ao redor do mundo traz uma série de vantagens do ponto de vista ambiental e também para o consumidor que não deseja mais gastar com combustível. No entanto, ele impõe desafios que até então eram desconhecidos pela indústria.

Os fabricantes de pneus são um exemplo de setor que tem precisado se adaptar a esses novos modelos a bateria. Isso se deve ao fato de os pneus de  automóveis elétricos precisarem ser construídos para suportar mais peso, além de outras particularidades.

A mais recente polêmica a respeito desse assunto envolve o BYD Dolphin Mini, que acaba de ser lançado por aqui na versão de cinco lugares. O problema é que o compacto chinês, campeão de vendas no país, tem  pneus cujas medidas ainda não existiam no mercado nacional, ou seja, não havia peças de reposição para os compradores.

caso da BYD é apenas um exemplo dos desafios com os quais a indústria de componentes precisa lidar desde o lançamento de novos elétricos por aqui. Além das fabricantes, as empresas que comercializam o produto também têm se atualizado.

Desafios dos elétricos para o setor de pneus

Segundo Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovadoras da Pirelli, a produção de pneus de qualidade para automóveis eletrificados tem como principal desafio o alto investimento em pesquisa e desenvolvimento. Ele explica que o peso maior, resultado da presença de  baterias, é uma das particularidades.

“Um  pneu de  carro elétrico deve possuir baixa resistência ao rolamento, para que necessite de menos energia para rolar na estrada. Consequentemente, o consumo energético será menor e o alcance quilométrico das baterias será maior”, diz.

Além disso, a força enviada quando o motorista pisa no acelerador do carro é diferente.

“Com o maior torque instantâneo, os pneus precisam transferir toda essa força para a área de contato com o solo, sem perder tração”, detalha Falkestein.

O ruído produzido pelos pneus também é uma grande preocupação para os veículos elétricos. Como os carros são mais silenciosos, os  pneus precisam ser menos ruidosos também, complementa.

Para lidar com o novo cenário, a Pirelli criou produtos específicos para  carros elétricos e híbridos, a linha Elect, que “atende a essas necessidades específicas, contando, evidentemente, com os mais altos padrões de tecnologia, segurança e desempenho da Pirelli”.

Outras empresas do setor apontam desafios semelhantes e apostam em tecnologias, como novos sistemas de sulcos e ranhuras. Elas também preparam para o aumento da demanda e querem evitar que o fornecimento de pneus de reposição tenha um gargalo que possa prejudicar a venda de eletrificados.

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